Seis Maneiras de Ganhar Dinheiro com o Jornalismo

Os meios de comunicação social têm, tradicionalmente, feito dinheiro em duas áreas ao mesmo tempo. A primeira é a venda directa ou indirecta do seu conteúdo ao público através da venda a retalho ou de assinaturas. E a segunda: a venda do seu público a anunciantes. Os jornais gratuitos saltaram a primeira parte e ganharam imediatamente na segunda. Mas depois veio a Internet, que quebrou o monopólio dos meios de comunicação social de encontrar, processar, e entregar notícias. Hoje vamos falar sobre como ganhar dinheiro como jornalista!

1.   Paywall

Poucas publicações utilizam o acesso pago ao conteúdo, porque se acredita que o nosso público não está preparado para pagar por ele. Esta posição é refutada por vários peritos em meios de comunicação social. A sua ideia principal é que o público tem dinheiro, basta provar-lhes que as despesas valem a pena, e não esconder todo o conteúdo da publicação atrás de uma parede paga.

Os paywalls vêm em várias variedades:

1) Suaves: para introduzir o público ao conteúdo e deixá-los decidir se vão continuar a pagar. 

2) Freemium: se o utilizador não estiver preparado para pagar pelo conteúdo, obtê-lo-á gratuitamente, mas com muita publicidade além disso. Este é o modelo utilizado pelo The Guardian.

3) Auxiliar: alguns materiais (por exemplo, todas as notícias ou secções separadas) podem ser lidos gratuitamente e sem limite, mas o conteúdo principal – apenas por dinheiro. Além disso, diferentes tipos de pavimento podem ser combinados em diferentes proporções para obter os seus próprios modelos híbridos.

2.   Lista de correio

Mais meios de comunicação social e jornalistas individuais estão a ser investidos em envios postais. 

– Para Axios e The Morning Brew, a lista de correio é um lugar para publicidade e uma fonte de receitas directas.

– The Times e The Los Angeles Times, através de conteúdos exclusivos publicados nas newsletters, encorajam o público a inscrever-se para o acesso pago ao site.

– O Washington Post preocupa-se com a percentagem de conversões para assinantes pagos – é mais elevada nas listas de correio do que no site. Mais um facto importante! Todos sabemos que esta profissão está ligada a todos os benefícios em todas as esferas, incluindo as estações de serviço. E agora tem uma oportunidade espantosa de descobrir gas stations that take apple pay.

3.   Venda de conteúdo adicional

Em 2019, a Vox introduziu um modelo de associação baseado no acesso a vídeos seleccionados da publicação. Existem apenas duas opções. Por $4,99 por mês, um membro recebe algo como conteúdo bónus para o vídeo principal da Vox: imagens de bastidores, vídeos que explicam como funciona a publicação, um conjunto de dicas para filmar os seus próprios projectos de vídeo e uma sessão mensal de perguntas e respostas com o produtor do conteúdo do vídeo. E o preço de 9,99 dólares implica tudo o mesmo, mais uma chamada trimestral do Google Hangouts onde o assinante pode dar conselhos à direcção da Vox sobre o modelo de assinatura da publicação.

Pode parecer ridículo, mas entre o público da Vox havia imediatamente pessoas dispostas a pagar em excesso pela oportunidade de comunicar com o pessoal editorial. Mais tarde, os assinantes “premium” foram acrescentados outra opção – podiam agora sugerir tópicos à redacção.

4.   Cursos de venda

Em busca de rendimentos extra, as publicações mudam-se frequentemente para o nicho educacional. Todas as quartas-feiras, os membros do clube podem ouvir apresentações online por professores das principais escolas de negócios do mundo sobre transformação digital, gestão, marketing, gestão anti-crise e tópicos relacionados.

5.   Venda de investigação

Esta é uma opção para as edições que cooperam com centros de investigação dispostos a partilhar os seus relatórios por uma percentagem dos lucros. Esta abordagem é utilizada, por exemplo, pelo RBC, que tem uma Loja de Pesquisa de Mercado com uma enorme biblioteca, desde a pesquisa de bens de consumo até aos transportes e à macroeconomia. No entanto, se quiser saber mais informações e segredos de como ganhar dinheiro como jornalista, então leia mais aqui. 

É isso mesmo!

A principal habilidade de um jornalista, que iremos, de facto, vender, é a redacção de textos. A indústria moderna da Internet está a desenvolver-se de tal forma que hoje em dia nenhum site, grande ou pequeno, pode prescindir de artigos que reflictam o seu objecto. E se portais de notícias e meios de comunicação em linha têm no seu pessoal jornalistas constantemente a escrever para eles, para sítios pequenos é um luxo não permitido, e na maioria dos casos e desnecessário. Além disso, os proprietários de pequenos sítios (lojas em linha, sítios empresariais, sítios temáticos) têm os seus próprios requisitos específicos para os textos, nomeadamente, que os artigos levaram os visitantes dos seus sítios a consultas específicas em motores de busca. O número de tais sítios e projectos na Internet está em constante crescimento, o que significa uma procura crescente dos textos de que necessitam. Para começar a ganhar dinheiro com o jornalismo online, tudo o que precisa é chegar a estes clientes e oferecer-lhes os seus serviços como autor de artigos. E também esperamos que este artigo lhe tenha sido útil!