1/12/2018

Em Lisboa

Crianças vão poder usar cartão escolar nos transportes públicos

As crianças do concelho de Lisboa vão poder usar o cartão escolar para viajar de forma gratuita nos autocarros da Carris e no Metro, a partir de setembro. A medida abrange, numa primeira fase, todos os alunos do primeiro ciclo do município. “Em setembro de 2018 queremos implementá-los em todos os alunos do primeiro ciclo e em setembro de 2019 queremos alargar depois aos ciclos seguintes”, referiu Ricardo Robles, vereador da Educação e dos Direitos Sociais.

"Ainda não estabelecemos até onde será, mas o objetivo é ser uma coisa progressiva”. À agência Lusa, o vereador, avançou que “a partir da Páscoa” terá início o teste piloto em dois agrupamentos da cidade “que ainda não estão escolhidos”. Recorde-se que os passes mensais da Carris e do Metro já são gratuitos para todas as crianças até aos 12 anos.

A ideia, explica o vereador Ricardo Robles, é que “deixem de ser os pais a ter de pedir o passe” para as crianças, passando todos os alunos deste ciclo a ter o cartão automaticamente. Na opinião do responsável, “esta é uma ideia que parece muito simples, e é simples, mas que cria um instrumento importante para as escolas", uma vez que a realização de atividades fora do ambiente escolar implica o uso de títulos de transporte público. "Se os alunos já tiverem este instrumento, que é o cartão da escola que lhes permite andar nos transportes públicos, cria uma dinâmica diferente de atividades fora da escola, e acho que isso é muito interessante”, cita a Lusa.

Ao nível do investimento necessário, Ricardo Robles adianta que o mesmo “está a ser calculado pelo vereador da Mobilidade, mas para já é só a execução física do próprio cartão, e portanto o valor de investimento é muito reduzido”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: