9/30/2019

Uniformização de processos

Porto de Sines recebe piloto da Janela Única Logística

O segundo piloto da Janela Única Logística (JUL) foi apresentado recentemente no porto de Sines e tem como objetivo “alargar o conceito da JUP – Janela Única Portuária a toda a cadeia logística, integrando os meios de transporte terrestres, rodovia e ferrovia, incluindo as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, garantindo ainda aplicação para a última milha, numa lógica de total intermodalidade”, detalha a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Recorde-se que o investimento na JUL “permite uniformizar os procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir”.

Na apresentação do projeto, José Luís Cacho, presidente da APS, esclareceu que “a JUL contribuirá para portos cada vez mais modernos e simplificados, e integrará toda a cadeia logística, oferecendo fiabilidade, celeridade, eficiência e elevados índices de conectividade no hinterland e no foreland”.

Por sua vez, José Simão, diretor-geral da DGRM e coordenador nacional do projeto JUL, apontou para a importância do decreto-lei, recentemente aprovado em Conselho de Ministros, que define as condições de funcionamento e acesso aplicáveis à JUL, quanto à sua governação, gestão e operação. Além disso, o responsável considera que “a aprovação deste diploma é fundamental para regular e implementar o funcionamento da JUL a nível nacional”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: