8/19/2019

Em Diário da República

Metro do Porto lança concursos para fiscalização da linha circular e expansão da linha Amarela

A Metro do Porto lançou recentemente dois concursos públicos: um para a fiscalização da obra da futura linha circular, entre a Praça da Liberdade (junto à Estação de São Bento) e a Casa da Música; e outro para a fiscalização da expansão da linha Amarela, que atualmente liga o Hospital de São João a Santo Ovídio, em Gaia, e que será prolongada até Vila d’Este.

O primeiro, com um valor base de 9,630 milhões de euros, inclui a fiscalização, acompanhamento, gestão de segurança e coordenação de segurança e saúde em obra, aplicando-se a empreitadas diversas de manutenção a realizar pela Metro do Porto, mediante contratações autónomas e diversas de empreiteiros. O prazo de execução é de 42 meses.

Por seu turno, o concurso para a fiscalização da expansão da linha Amarela tem um valor base de 5,550 milhões de euros e um prazo de execução de 34 meses.

Ambos os concursos preveem um conjunto de requisitos mínimos de capacidade técnica que os concorrentes terão de responder, nomeadamente experiência em projetos anteriores de fiscalização de obras em via férrea, licenciatura em Engenharia Civil, no caso do Coordenador Geral e do Coordenador de Construção, bem como outros aspetos especificados nos concursos.

Limitados por prévia qualificação, os concorrentes de ambos os concursos terão de aguardar convite e, posteriormente, em 30 dias, apresentar as respetivas propostas. O critério de adjudicação será o da melhor relação qualidade-preço.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: