3/22/2019

Air Drones

Indra apresenta nova solução para gerir tráfego de UAV’s

O Air Drones é a mais recente solução da Indra para gerir o tráfego aéreo não tripulado que “irromperá de forma massiva a curto-médio prazo no espaço aéreo de baixa altitude, abaixo dos 150 metros de altura, na maioria das cidades e países em todo o mundo”, descreve a empresa.

Segundo a Indra, o Air Drones trata-se da primeira solução a nível global capaz de oferecer a flexibilidade e capacidade de adaptação necessárias para gerir o tráfego a nível local, regional ou de um território completo. O novo sistema foi pensado para garantir a segurança das operações aéreas dos drones que irão voar nos centros urbanos com uma elevada densidade populacional, núcleos rurais e perto dos aeroportos, onde os requisitos de segurança são exigentes.

O sistema UTM (Unmanned Traffic Management) da Indra será responsável por gerir todo o tráfego de veículos aéreos não tripulados, identificar cada uma das aeronaves e controlar o seu acesso e movimentos de forma segura. Simultaneamente, a solução UTM Hub automatizará a provisão de serviços centrais de coordenação para todos os intervenientes – onde irão conviver operadores, fornecedores de informação e autoridades – ao mesmo tempo que facilitará a interligação com o sistema de tráfego aéreo (ATM) em tempo real e de forma bidirecional.

A plataforma Air Drones foi pensada para se integrar com as soluções de deteção e neutralização de drones, complementando as capacidades das mesmas. Recorde-se que a Indra tem o seu próprio sistema, denominado ARMS. Além disso, “proporcionará um serviço inteligente, altamente digitalizado e automatizado”, facilitando “o acesso rápido e simples a qualquer utilizador que queira pôr a voar o seu drone, ou uma frota deles, com total garantia de segurança”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: