3/7/2019

Projeto AUTOCITS

Primeiros testes com veículos autónomos apresentados em Portugal

O consórcio do projeto AUTOCITS, liderado pela Indra, apresentou os resultados dos primeiros testes com veículos autónomos realizados em Portugal. Além da Indra, que coordena o projeto a nível europeu, participaram neste evento os vários parceiros do projeto, entre eles a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra. José Mendes, secretário de Estado da Mobilidade encerrou o painel de oradores.

O evento contou ainda com a participação de entidades ligadas à tecnologia dos veículos autónomos e conectados, à infraestrutura rodoviária, bem como com as forças de segurança.

O projeto AUTOCITS tem como principais objetivos estudar o enquadramento legal da condução autónoma; implementar, testar e avaliar os serviços Day 1 do C-ITS para veículos autónomos de acordo com a regulamentação de trânsito aplicável; disponibilizar recomendações para a regulamentação e implementação em larga escala; e cooperar com outras iniciativas.

Durante o evento foi ainda realizada uma demonstração com shuttles autónomos que permitiram o transporte de passageiros num troço aproximado de 800 metros e que ligou o Terminal de Cruzeiros de Lisboa às estações de comboio e metro de Santa Apolónia.

No projeto-piloto de Lisboa, realizado em outubro do ano passado, durante quatro dias, nos dois sentidos da CREL, entre os nós da Pontinha (quilómetro 10) e de Odivelas (quilómetro 17), os serviços C-ITS testados contribuíram para ampliar a visão do veículo autónomo através de alertas sobre congestionamentos de trânsito, notificações sobre veículos lentos ou estacionados e avisos sobre condições climatéricas adversas. Para a realização dos testes foram utilizados eventos simulados.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: