9/12/2017

1º semestre de 2017

STEF alcança crescimento pelo consumo alimentar na Europa

A STEF registou um volume de negócios na ordem dos 1433 milhões de euros, no primeiro semestre de 2017, um aumento de 5,4%, em comparação com os registos em igual período do ano passado. Os resultados foram divulgados no início deste mês, após o Conselho de Administração ter fechado as contas relativas ao primeiro semestre do ano.

Jean-Pierre Sancier, Diretor-geral do Grupo, sublinha que “a STEF registou um crescimento dinâmico no primeiro semestre, impulsionado por um consumo alimentar sustentado, nomeadamente em França. O desenvolvimento nas nossas atividades de grupagem, fortalecido pelo êxito das integrações dos Países Baixos e pela aquisição da Transports Badosa em Espanha, foram o motor do nosso crescimento”.

Em comunicado, a STEF divulga ainda que os resultados semestrais do EBIT/Resultado operacional desceram -8,8%, face ao mesmo período de 2016, de 49,2 milhões de euros para 44,9 milhões de euros. No mesmo documento, a empresa destaca “que excluindo o impacto da venda do navio Scandola no 1.º semestre de 2016, a margem operacional mantêm-se estável em 3,5% do volume de negócios, excluindo vendas por conta de terceiros” e que “o custo de financiamento do Grupo regista uma forte queda, passando de 2,44% para 1,88%”.

Para o segundo semestre de 2017, a empresa pretende confirmar o seu desenvolvimento nos países com forte presença, ainda que explique que “terá de lidar com tensões associadas à recuperação da economia, nomeadamente, com a escassez de veículos disponíveis na Europa”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: