4/17/2015

Pilotos de Barra

Vieira de Castro eleito vice-presidente da EMPA

O presidente da APIBARRA – Associação dos Pilotos de Barra e Portos, Miguel Vieira de Castro, foi eleito para o cargo de vice-presidente da EMPA – Associação Europeia de Pilotos Marítimos. A votação teve lugar durante a 49ª Conferência da EMPA, que se realizou em Cascais, entre 14 e 17 de abril, e que juntou mais de 200 pilotos, representando os principais portos da Europa. Na presidência da EMPA irá continuar o norueguês Stein Inge Dahn, que será acompanhado na presidência da associação, para além de Miguel Vieira de Castro, de outros três vice-presidentes.
Em declarações à Transportes em Revista, Stein Inge Dahn, referiu que o 49º Congresso da EMPA «foi um sucesso, porque conseguiu reunir cerca de 200 pilotos europeus e tivemos a oportunidade de discutir algumas das questões mais importantes para o setor. A EMPA está envolvida na discussão que neste momento está a ser debatida em Bruxelas, referente à liberalização e abertura ao mercado do setor da pilotagem. Já deixámos claro que, na nossa opinião, não se deve seguir por esse caminho, porque esta é uma profissão bastante específica que tem de manter elevados níveis de segurança e fiabilidade».
Também o presidente da APIBARRA e novo vice-presidente da EMPA, Miguel Vieira de Castro, revelou à Transportes em Revista que «o Congresso dividiu-se em três partes: debate de questões internas, questões técnicas e depois abrimos o evento à presença dos “stakeholders” do setor. Concluímos que os serviços são prestados com boa qualidade e que há sempre a oportunidade para melhorar. Por outro lado, a cooperação entre todos os agentes do setor é essencial, quer sejam pilotos, serviços de reboque, agentes de navegação, armadores, administrações portuárias, etc».



 

Por: Pedro Pereira
Fonte: