2/5/2015

Mobilidade sustentável

ANA adere ao jogo de mobilidade De5Para4

A ANA – Aeroportos de Portugal aderiu, na semana passada, ao “jogo de mobilidade De5Para4”. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu MOBI – Promovendo a Mobilidade Inteligente entre Trabalhadores, do programa Intelligent Energy Europe. O projeto está a decorrer em seis países, sendo em Portugal conduzido pela TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas.

O objetivo do “De5Para4” é estimular os trabalhadores das empresas a ponderarem formas alternativas de deslocação e a conhecerem os seus verdadeiros custos e benefícios. Por este motivo, a ANA associou-se ao projeto com o intuito de “contribuir para a sustentabilidade da organização e para a satisfação e saúde dos seus colaboradores”.

Em comunicado, a empresa gestora dos aeroportos nacionais explica que “neste jogo sério, as viagens casa-trabalho correspondem a pontos, emissões de CO2 e calorias consumidas que irão colocar os jogadores, equipas e organização perante metas de melhoria da sua sustentabilidade”. Assim, durante quatro meses, os colaboradores da ANA terão acesso a uma plataforma de carpooling (conceito que consiste em compartilhar um automóvel particular), para ponderar e planear viagens mais sustentáveis e saudáveis. “No final haverá prémios e uma celebração da mobilidade sustentável”, refere a empresa.

Pretende-se que, ainda este ano, outras organizações portuguesas aderiram a esta iniciativa. Saiba mais sobre o jogo da mobilidade AQUI.

Por: Miguel Ribeiro Pedras
Fonte: